Kilamba24horas

Enchentes em bancos comerciais com os dias contados – governador do BNA

 Enchentes em bancos comerciais com os dias contados – governador do BNA

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, fez saber, esta terça-feira, no Huambo, que as enchentes que se registam nos bancos comerciais e Terminais de Pagamento Automático (ATM), têm os dias contados.

O dirigente, que falava no final de um encontro com a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, disse que as enchentes que se registam um pouco por todo país, principalmente no final de cada mês, por altura do pagamento dos salários, poderão ter o seu fim em Dezembro próximo, com a implementação do serviço Agente Bancário.

Referiu que o Agente Bancário irá funcionar em qualquer estabelecimento comercial de grande ou de pequena dimensão, com a finalidade de prestar serviços em nome dos bancos comerciais.

Nesta altura, conforme o governador do BNA, está em curso o processo de certificação dos bancos, com término previsto para a primeira quinzena de Dezembro, sendo que, neste momento, seis bancos já implementam o Agente Bancário em várias províncias do país.

Basicamente, quem dispõe de um terminal de pagamento automático em um pequeno estabelecimento comercial ou de grande superfície, poderá permitir que os seus clientes passem a levantar dinheiro aí, permitindo ao comerciante ou prestador de serviço, ter uma comissão de até um por cento”, disse.

José de Lima Massano referiu que os funcionários públicos e demais clientes bancários poderão contar, nos próximos tempos, com serviços de pagamentos móveis, a serem disponibilizados pela operadora de telefonia móvel UNITEL.

Referiu que estes serviços, que já começam a se tornar numa realidade para os angolanos, vão reduzir a concentração de pessoas nas agências bancárias e nos ATM, no final de cada mês, para além de cobrirem a urgência que algumas regiões do país têm, em termos de agências bancárias.