O Ministério da Educação (MED) tem já criada a Comissão Técnica para a Realização dos Exames Nacionais Piloto, segundo um comunicado da instituição enviado, ontem, ao Jornal de Angola.
O documento dá conta que são, igualmente, membros da comissão Caetano Francisco Domingos, Orlando Lundoloqui, Soraya de Jesus, Alexandre de Sousa Costa, Diasala Jacinto André, Maria Liliana Afonso Pascoal Quizele e Vanda Odeth Afonso da Silva.
Agostinho Silva Neto, Antonieta dos Milagres Gonçalves, Rui Manuel António, Andrea Oatanha de Carvalho, Nazaré Maria Félix, João José, Dilson Faria e Admeto Paulo são outros integrantes da equipa.
A Comissão Técnica para a Realização dos Exames Nacionais Piloto conta, ainda, com uma equipe de 18 membros provinciais. Estes e os primeiros têm como competências realizar o diagnóstico da situação actual, cadastrar a Rede Escolar Nacional e os alunos das classes terminais. A referida equipa técnica tem, igualmente, a missão de elaboração do Plano Estratégico detalhado, elaborar a memória de cálculos, realização de seminários de capacitação e de preparação do processo de exames e a projecção da calendarização de implementação.
A esses membros recai, também, a responsabilidade de propor a Comissão Nacional do Júri, garantir a gestão, supervisão, administração do processo e acompanhar a elaboração das regras de procedimentos para a realização dos exames, bem como as matrizes de conteúdos e objectivos dos exames.
Os membros da comissão vão se encarregar de acompanhar a elaboração do manual ou directrizes para a operacionalização dos exames, aprovação dos modelos de relatórios, participar na preparação das equipas de supervisão e realizar um workshop para apresentação dos resultados.
O documento acrescenta que, caso se justifique, a Comissão Técnica para os Exames Nacionais Piloto vai seleccionar outros técnicos, como professores, para ajudar nestas tarefas.
