Pelo menos cinco pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas, na sequência ataques de jacarés, que tendem a aumentar, desde Janeiro deste ano, nos rios Cuebe e Cubango, na comuna do Caiundo, a 135 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango.
O administrador comunal do Caiundo, Moura Jamba, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que os ataques de jacaré devem-se, principalmente, ao aumento dos caudais dos rios, devido às fortes chuvas que se abatem sobre a província.
Realçou que os ataques de jacarés se verificam com maior incidência nas localidades do Muhica, Bimbi, Cassela, Missão do Capico e na sede comunal do Caiundo.
Sem avançar os casos registados no ano passado, apontou a falta de abastecimento de água potável em muitas aldeias, o que tem obrigado a população a percorrer longas distâncias para lavar roupa e utensílios de cozinha, assim como tomar banho em rios, como a principal causa dos ataques constantes de jacarés.
Moura Jamba solicitou ao Governo da província no sentido de gizar um projecto urgente de construção e reabilitação de furos de água
