A Centralidade do Kilamba vai ganhar uma unidade do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), com a finalidade de desburocratizar e simplificar o acesso aos serviços públicos.
A informação foi revelada pelo Administrador do Distrito Urbano do Kilamba, Hélio Aragão, salientado que a administração já disponibilizou uma parcela de terreno para a construção da infra-estrutura.
O SIAC, disse, vai também disponibilizar condições físicas e ambientais adequadas aos munícipes, com um sistema uniforme e com padrões de atendimento modernos, quer no sector público administrativo, quer no privado.
A construção de um Centro Administrativo e Empresarial também faz parte do novo projecto da centralidade, com objectivo de transformá-lo no segundo centro administrativo de Luanda, através de representação dos ministérios, serviços públicos e privados, a fim de aproximar e oferecer uma prestação mais prática e eficaz.
A bacia de retenção do Kilamba Sudeste será requalificada e transformada num espaço recreativo, onde será possível praticar exercícios físicos, diversão para crianças, além de promover a conexão entre os munícipes.
A Cultura e Arte também, referiu, estarão inseridas dentro do projecto, assim como ambientes de piquenique, que vão reforçar o espírito de união, por ser um momento agradável entre amigos e familiares.
Anunciou que a praça do desporto será construída com o objectivo de fornecer aos munícipes algumas ferramentas necessárias para a realização autónoma de actividades desportivas, onde serão lançados os campeonatos de futebol e basquetebol, denominados “Gira Kilamba”.
O administrador considera que os salões de eventos constituem um papel importante na sociedade, por ajudar a promover festas e diversão para os cidadãos, mas ainda carece de espaços adequados que garantam maior conforto e segurança.
Garantiu que o antigo estaleiro que servia para a construção da Academia Venâncio de Moura vai ser transformado num espaço turístico, cultural e gastrónomo de referência do Distrito, com a inclusão de restaurantes, bares, espaços comerciais e palco para actividades culturais.
O projecto contempla ainda a adaptações e construções do polo industrial, cooperativa, centro logístico, galerias, feiras, cemitério, centro de convívio para idosos e comunitário e serviços dos Correios de Angola.
Para comemorar a data, está a ser realizada, desde a semana passada, a Expo Kilamba, uma actividade socioeconómica que integra vários empresários e consumidores.
