Kilamba24horas

Central do Bita vai eliminar défice de abastecimento de água em Luanda

 Central do Bita vai eliminar défice de abastecimento de água em Luanda

O Executivo prevê eliminar o défice no abastecimento de água potável na capital do país, Luanda, até 2027, com a construção dos sistemas do BITA, de 250.000 metros cúbicos, e do Quilonga Grande, de 500 mil metros cúbicos.

“Nós temos como objectivo principal, até 2027, eliminarmos este défice que se vive hoje, que é de 50 por cento. Ou seja, 50 por cento da população não tem ainda acesso à água da rede pública”, afirmou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

O governante falava na última sexta-feira, no final da 1.ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Águas (CNA), orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e que analisou o seu Plano de Acção para o Quinquénio 2023-2027.

Segundo o ministro, a construção desses sistemas será complementada com a das redes de distribuição que vão permitir que se mude a realidade em Luanda.

Expansão do Plano de Acção de Água 

O Plano de Acção do Conselho Nacional de Águas prevê, igualmente, implementar o projecto de saneamento inclusivo das cidades costeiras, a reabilitação e expansão do acesso à água em Menongue, Benguela, Sumbe, Porto Amboim, Gabela, Waku Kungo, M’Banza Kongo e Soyo, bem como o aumento do abastecimento rural no Sul de Angola.

Propõe-se, ainda, a promoção da produção nacional de equipamentos e consumíveis necessários para os serviços de águas e instalações sanitárias a todas as escolas, unidades de saúde e estabelecimentos prisionais do país.