A Cooperativa Agropecuária do Lombo (CAPPLO) vai promover de 02 a 04 de Julho, deste ano, a segunda edição da feira de agro-negócios na comuna da Barra do Cuanza, município de Belas, em Luanda.
A feira vai ser realizado numa área mais de 30 mil metros quadrados e com mais de 100 expositores das províncias de Cunene, Huila, Cuanza Sul, Malange, Bengo e Benguela.
O presidente da CAPPLO, Carlos Paiva, disse à ANGOP que o evento integra exposições, mesas redondas e palestras, leilão de gado, restauração e actividades recreativas e culturais.
De acordo com o responsável, um dos objectivos é a troca de experiências, cooperação e negócio, “numa altura que é necessário dar um certo impulso no sector do agro-negócios na região da cintura verde de Belas, composta pelos distrito urbanos dos Ramiros e Quenguela e comuna da Barra do Cuanza”.
Na primeira edição, realizada na zona dos mangais, da comuna da Barra do Cuanza, de 09 a 11 de Dezembro de 2022, foram arrecadados mais de cem milhões de kwanzas em agro-negócios.
O município do Belas conta com 40 fazendas e 10 cooperativas, com uma população de gado, na sua maioria bovino, em mais de tres mil cabeças
Mandioca, milho, melancia, feijão, batata-doce, quiabo, beringela, frutas (manga, cajú, mamão e banana) e hortícolas (pimento e pepino) constituem o leque de bens agrícolas mais produzidos na municipalidade.
Com pelo menos 700 mil habitantes, Belas é composta pelos distritos do Kilamba (sede), Quenguela, Ramiros, Vila Verde, Cabolombo, Morro dos Veados, Ramiros e comuna da Barra do Cuanza