Táxistas, motaxistas e embarcações de pesca artesanal do Município de Belas começaram hoje(27) a ser licenciados, iniciativa que se insere no quadro de algumas competências transferidas dos órgãos centrais para as Administrações Municipais, em 2019.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Énio Costa, com esta campanha se pretende chegar a um número exacto ou aproximado de táxis colectivos, gira-bairros, mototáxis e transportes marítimos de pesca artesanal a circular, para facilitar o processo de regulação, controlo e implementação de políticas nos referidos segmentos de actividade.
O Pavilhão Multiusos do Kilamba é o ponto fixo do município de Belas, para este processo de licenciamento e cadastramento massivo de táxistas, onde o processo é simples e rápido. De informar que a referida campanha vai até ao dia 14 de Maio.
Em conversa com o os jornalistas do KILAMBA 24 HORAS, os moto-taxistas e taxistas do município destacaram as vantagens da campanha de registo e licenciamento massivo para táxis, moto-táxis e embarcações, aberta esta quinta-feira na capital do país.
De acordo com os mesmos, a campanha vai permitir com que exerçam a actividade de forma legal e evitar eventuais conflitos, com as autoridades policiais pela suposta falta de documentação e deixarem de serem multados.
Igualmente manifestam satisfação, porquanto, com a aludida campanha, é facilitada a obtenção de documentos afíns dos respectivos meios de transportes, conferindo assim uma melhor mobilidade.
Os mototaxistas Fernando Gueve e Braulio Chivinga convergiram nas suas opiniões ao ressaltarem as vantagens em terem os documentos que os permite exercer a actividade, de forma digna e terem os respectivos meios legalizados.
Dongala Sabinga fez saber que doravante vai poder exercer a sua actividade, de forma legal, e com meios diferenciados entre o de transporte de passageiros e mercadorias.
