Técnicos de saúde de Belas formados em matérias de gestão de resíduos hospitalares
Angolanos e nigerianos acusados de clonagem de cartões
Cinco indivíduos, dos quais, dois de nacionalidade nigeriana, acusados de roubo de dinheiro em contas e clonagem de cartões multicaixas foram detidos, nesta segunda-feira, pelo Departamento de Investigação de Ilícitos Penais do Comando Provincial de Luanda (DIIP).
A detenção ocorreu no município da Quissama, local em que o grupo fazia uso de um dispositivo electrónico para clonagem de cartões, com os quais subtraiam, de forma fraudulenta, valores monetários das contas bancárias de vários cidadãos.
Falando no acto de apresentação dos detidos, o porta-voz da Polícia de Luanda, Nestor Goubel, disse que a acção policial foi motivada por várias denúncias sobre clonagem de cartões e consequentes pagamentos e transferências de valores de forma fraudulenta.
Ainda, de acordo com a Polícia Nacional, das buscas efectuadas, foram apreendidos, em posse dos implicados, uma viatura de marca Kia Rio, 15 cartões multicaixas de diversos bancos, uma máquina de clonagem de cartões, frascos com produtos químicos por identificar, cinco telemóveis, quatro mil dólares norte-americanos e 132 mil kwanzas.
Dos roubos registados, acrescentou, o último caso ocorreu domingo (5), na comuna do Cabo-Ledo, quando um cidadão denunciou haver movimentação na conta bancária, mesmo tendo o cartão em sua posse.
A respeito, o lesado, Manuel Marindo, que viu o seu cartão clonado, no domingo, enalteceu a pronta actuação da Polícia Nacional, que permitiu a detenção rápida do grupo de criminosos.
Nestor Goubel sublinhou que a rede desmantelada é uma associação criminosa organizada e concertada.
Os mesmos serão apresentados ao magistrado do Ministério Público para o devido procedimento criminal.