Kilamba24horas

Águas malcheirosas inundam Centralidade do Kilamba

 Águas malcheirosas inundam Centralidade do Kilamba

Ruas dos blocos U, V, Y e X, na Cidade do Kilamba, em Luanda, estão a ser invadidas por águas pútridas, há mais de um mês, situação que preocupa os moradores.

Apesar do problema do saneamento básico precário se arrastar já faz tempo, principalmente, porque a água dos esgotos tomam conta das estradas e passeios, a Administração do Distrito do Kilamba não fez intervenções no sentido de inverter o quadro, segundo os moradores.

Enquanto isso, a força das águas malcheirosas invadem os apartamentos mais próximos dos sítios onde há corrimento, com grande incidência sobre os edifícios U-8, U-41, U42, V-22, V-23 e V-24.

Nós últimos dias, dada a quantidade de água na zona dos edifícios, os moradores estão a ser obrigados a pagar certos jovens, para estes fazerem pequenas intervenções e diminuir o impacto das águas.

A moradora Joelma Sílvia acredita que uma das causas da invasão das águas pútridas é a falta de manutenção dos esgotos. “A administração tem a responsabilidade de fazer a manutenção nas ruas principais, mas parece-nos tem precisado de chegarmos a este ponto para intervir e sempre tarde”, desabafou.

Uamy Paulo, outro morador, com um semblante desconsolado, disse ter contactado a gestão do Distrito do Kilamba, mas sem sucesso. Por isso, apela para que haja uma intervenção da Administração Municipal do Belas.

Armando Miguel, morador do bloco A, que já vivenciou o drama dos colectores, pediu que a administração seja mais séria com a problemática do saneamento básico, um quadro que considera lastimável para uma cidade com apenas 11 anos de existência.

“O mau funcionamento dos semáforos e a segurança nas ruas são outros problemas que temos”, realçou o morador.