A XV edição da corrida pedestre Taça José Sayovo disputa-se a 26 do corrente, às 7h30, na Centralidade do Kilamba, em Luanda, num percurso de 10 quilómetros nas categorias de atletas com deficiência, federado, populares e master.
A informação foi revelada ontem ao Jornal de Angola, pelo vogal de direcção do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz, para anunciar que as inscrições da competição iniciaram na segunda-feira e encerram no próximo dia 24 do corrente.
A corrida começa no sentido descendente do viaduto à entrada da Centralidade Kilamba, virando depois à esquerda numa distância de cinco (5) quilómetros no interior da mesma localidade e regresso para o local de partida.
No final, os troféus da Taça José Sayovo serão cedidos aos primeiros classificados masculino e feminino da classe T11 (deficiência visual total).
Na edição passada, a prova iniciou defronte ao Memorial António Agostinho Neto, na Avenida com o mesmo nome, e terminou na pista do Estádio dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, com representantes de 12 províncias do país.
A corrida foi instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos pelos feitos do velocista que contraiu a deficiência visual durante o serviço militar obrigatório na província do Zaire, após o accionamento de uma mina.
José Sayovo, vice-presidente do CPA, celebrizou-se em Campeonatos Africanos, do Mundo e Jogos Paralímpicos. Sagrou-se tricampeão com medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros, em Atenas’2004, Grécia.
