Um kit de terraplanagem para reabilitar as vias secundárias e terciárias degradadas da circunscrição foi apresentado recentemente pela Administração Municipal de Belas.
O equipamento, adquirido no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e composto por 14 máquinas, com destaque para retroescavadoras, camiões basculantes, cisternas de água, cilindros, niveladoras, entre outros meios, ficou orçado em mil milhões de kwanzas..
Os equipamentos foram apresentados na comuna da Barra do Cuanza, bairro do Bita Tanque, e vão ajudar a reabilitar cerca de oito quilómetros de vias, nesta primeira fase que começa segunda-feira.
De acordo com o administrador municipal de Belas, Miguel de Almeida, a primeira infra-estrutura ser intervencionada será a que liga o referido bairro a Centralidade do KK-5000.
“Foi o culminar de um processo muito esperado e que vai ajudar muito a mobilidade no município, pois vai permitir a reabilitação de vias degradadas no interior dos bairros do município”, anunciou.
Explicou que consta do projecto, trabalhos de terraplanagem, compactação dos solos sempre que se depararem com problemas de ravinas, reabilitação das vias secundárias e terciárias, serviços de tapa buracos, entre outros.
Tendo em conta a complexidade dos equipamentos, salientou, foi contratada uma empresa terciária, que vai fazer a gestão do kit e manejar as máquinas, para a sua durabilidade e a feitura de trabalhos com qualidade.
“Estas medidas surgem justamente para que a administração tenha iniciativas de intervir em eventuais casos de emergência, abrir caminhos, fazer trabalhos de terraplanagem em vias secundárias e terciárias e impedir que as ravinas se alastrem”, sublinhou.
