Mais de 700 familias do bairro Vila Flor, pertecente ao Distrito Urbano do Kilamba, foram realojadas no distrito urbano de Quenguela, informou esta quinta-feira, em Luanda, o administrador municipal de Belas, Miguel de Almeida.
As famílias realojadas vão se beneficiar de terrenos para auto-construção dirigida na zona de Quinguela, onde estão contemplados vários serviços sociais como o abastecimento de água potável, fornecimento de energia eléctrica, espaços verdes, saneamento básico, locais para construção de lojas e outras infra-estruturas.
Miguel de Almeida informou ainda que o processo de realojamento vai contemplar cerca de 600 famílias já cadastradas no bairro das Salinas, no Distrito Urbano do Morro dos Veados.
Por outro lado, o porta-voz da Comissão Provincial de Protecção Civil, Faustino Minguês, explicou que a medida faz parte do plano de contingência, uma vez que as moradias destas famílias foram construídas em linhas de água.
“Temos a missão de efectuar estudos de avaliação das áreas de risco e trabalhar com as igrejas, instituições académicas e da sociedade civil, no sentido de reduzirmos os impactos negativos das chuvas”, referiu.
Segundo as projecções do Instituto Nacional de Estatística, o município de Belas, conta com cerca de 621 mil e 64 habitantes, sendo Kilamba a sede municipal, constituído ainda pelo Morro dos Veados, Cabolombo, Quenguela, Vila Verde e Ramiros.
