A Equipa Kilamba é a representante do Distrito Urbano do Kilamba no Campeonato Provincial de Xadrez individual, na classe feminina, que começou a ser disputado no início dessa semana, e vai até ao dia 8 deste mês, na sala de jogos no Instituto Médio Comercial de Luanda (IMCL).
Segundo o que a redacção do KILAMBA 24 HORAS apurou, as partidas estão a ser disputados com o controlo do tempo por relógio digital Swiss-Manager, a sete jornadas. O regulamento estabelece, ainda, que as partidas decorrem ao ritmo de 60 segundos, com acréscimos de 30, a partir do primeiro movimento para cada jogadora terminar a jogada.
Para o presidente da Associação Provincial de Xadrez de Luanda (APXL), Domingos Paulino, disse estarem criadas as condições para o arranque da competição.
“Do ponto de vista de organização, temos tudo acautelado para o início do evento”.
O sistema de desempate, segundo o líder da APXL, no caso de duas jogadoras estarem igualadas no final da competição, é definido por via dos jogos entre si, com o recurso ao sistema Buchhoiz.
“O sistema Buchholz é a soma da pontuação de cada um dos oponentes ao longo do campeonato. Neste sentido, vence a atleta que enfrentou adversários mais fortes”, explicou. Ainda hoje, o órgão que dirige a modalidade em Luanda agendou a reunião técnica no recinto da competição, uma hora antes do arranque das disputas.
A xadrezista Ana dos Santos, da Escola Macov, é a detentora do título.
