Até à presente data, apenas três candidatos apresentaram trabalhos para concorrer ao Prémio SACD de Jornalismo-2022, disse ao Jornal de Angola Anastácio de Brito, o presidente júri do concurso.
O responsável detalhou que, das três candidaturas apresentadas, duas são da categoria de Rádio e um trabalho de Televisão. Acrescentou que as candidaturas continuam abertas a todos os jornalistas angolanos, até 28 de Fevereiro próximo, nas disciplinas de Rádio, TV, Imprensa e Fotojornalismo.
Anastácio de Brito explicou que os concorrentes devem submeter trabalhos que abordam a promoção da integração regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), nos sectores das Infra-Estruturas, Economia, Águas, Energia, Agricultura, Pecuária, Cultura, Turismo, Desporto, entre outros, publicados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2021.
Precisou que devem ser trabalhos publicados em meios de comunicação social públicos e privados, incluindo sítios de Internet, e podem ser entregues no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, ou por via whatsApp, nos endereços que se seguem ao longo do texto.
Em relação à premiação, o presidente do júri fez saber que o primeiro classificado de cada categoria recebe 2.500 dólares e o segundo tem direito a 1000 dólares. Os montantes são entregues durante a 41ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.
O objectivo do concurso, disse Anastácio de Brito, é reconhecer o melhor trabalho de Jornalismo e divulgar informações sobre a SADC, para promover o processo de cooperação e a integração regional.
Regulamento
Segundo o regulamento do concurso, para a categoria de Imprensa, são necessárias, no mínimo, um texto de cem palavras e, no máximo, duas mil palavras. Já no Jornalismo Radiofónico, o material deve ter pelo menos um minuto e no máximo 30 minutos, submetidos em CD e USB, acompanhados de um texto no formato word, transcrito electronicamente, para efeitos de tradução.
Para o Jornalismo televisivo, a peça deve ter duração mínima de um minuto e máxima de 45 minutos, submetidos em CD e USB, acompanhados de transcrição electrónica, em word, para efeitos de tradução.
A disciplina de Fotojornalismo compreende uma fotografia legendada ou galeria visual com até 20 fotografias, no máximo, publicadas dentro do período orientado pelo concurso, acompanhado de um jornal original, no qual tenham sido publicados os textos e as fotos em referência
