Foi constituído recentemente o Comité Técnico de Gestão do Orçamento dos Munícipes, durante a IIª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade (CMAC), realizada nas instalações do Liceu 14 de Abril, no município do Kilamba.
O encontro teve como principal objectivo reforçar a cidadania participativa, no quadro do processo de descentralização e desconcentração da gestão dos recursos públicos locais, permitindo uma maior inclusão dos munícipes na definição e acompanhamento das prioridades orçamentais do município.
A abertura do certame foi orientada pelo Administrador Municipal Adjunto para a Área Política, Social e das Comunidades, André Chioco, em representação do Administrador Municipal do Kilamba, Arlindo Francisco Vieira dos Santos.
O acto, de elevada relevância política e social, contou com a presença de várias individualidades da administração local, entre as quais o Administrador Municipal Adjunto para a Área Técnica, Garibaldino Constantino, o Administrador da Comuna da Vila Flor, Nelson Rita, o Director Municipal do Gabinete Jurídico, Eduardo Fonseca, directores municipais, assessores do Administrador, chefes de secção, bem como autoridades religiosas, tradicionais, representantes da sociedade civil e membros dos conselhos de moradores.
Durante a sessão, procedeu-se igualmente à eleição do Coordenador do Comité Técnico de Gestão do Orçamento dos Munícipes, tendo sido eleito Leonardo Abreu, com um total de 195 votos, assumindo formalmente a investidura para conduzir os trabalhos do recém-criado órgão.
A constituição do comité é vista como um passo significativo para o fortalecimento da governação participativa, promovendo maior transparência, responsabilidade e envolvimento dos cidadãos na gestão do orçamento municipal.
