Os moradores da Centralidade do Kilamba estão preocupados com os frequentes atos de vandalismo nas caixas de eletricidade que fornecem energia aos quarteirões. Em entrevista exclusiva ao KILAMBA 24 HORAS, eles pedem à ENDE (Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade) que tome medidas urgentes para reforçar a segurança desses equipamentos, que estão localizados em vários pontos da Centralidade.
Um dos moradores, João Pires, do Quarteirão G, relatou que nos últimos meses, vários incidentes de vandalização foram reportados, o que tem causado interrupções no fornecimento de energia. “A ENDE precisa de tomar uma atitude, reforçar as caixas de eletricidade e colocá-las mais seguras. Não podemos continuar a sofrer com esses cortes constantes por causa de vandalismo”, desabafou o morador.
Outro morador, José Quiala, frisou que o impacto desses atos não é apenas no fornecimento de energia, mas também na segurança da população. “Essas caixas são de acesso fácil, qualquer um pode se aproximar e causar danos. Isso é muito perigoso, tanto pela questão da energia quanto pelo fato de que, se danificadas, podemos ficar sem luz por dias, como já aconteceu”, comentou ele.
Recentemente, a Centralidade tem enfrentado também o problema de vandalização de caixas de bombagem de água, que tem deixado vários quarteirões sem fornecimento, como foi o caso da EPAL. As caixas de eletricidade, assim como as de água, precisam de uma segurança reforçada para evitar prejuízos à população.
Maria Odeth, outra residente do Quarteirão T, também expressou sua indignação com a falta de manutenção e prevenção. “Se a ENDE não trancar essas caixas com mais firmeza, estaremos sempre vulneráveis. A administração do Kilamba deve pressionar para que isso seja resolvido”, acrescentou.
O apelo dos moradores é claro: eles esperam que a ENDE e as autoridades competentes atuem de forma proativa para prevenir novos casos de vandalização, garantindo que os serviços básicos não sejam interrompidos e que a segurança da população seja priorizada.
