O grupo Novagrolíder procedeu, no sábado, à inauguração da sua primeira loja de proximidade “Fresco do Dia” na Centralidade do Kilamba, em Luanda, a quinta da rede já em funcionamento.
Focada na venda de produtos do campo e de produção nacional, a loja “Fresco do Dia” do Kilamba proporcionou 40 empregos directos.
Para esta obra foram investidos no global mil milhões de kwanzas.
Na oportunidade, a directora nacional do Comércio Interno, Edna Capalo, que procedeu à inauguração da loja, aplaudiu a iniciativa do grupo Novagrolíder. Disse que iniciativas como estas fazem com que os produtores não parem com o seu trabalho.
Para a directora Edna Capalo, o país ainda está longe de atingir a auto-suficiência alimentar, situação que acrescenta um desafio maior aos operadores do sector.
No entanto, adiantou que têm surgido iniciativas de realçar junto dos privados e esta do grupo Novagrolíder incentiva os produtores, alarga opções do consumidor e faz com que em longo prazo se alcance a pretendida auto-suficiência alimentar.
Disse ainda que além de trazer aos moradores da Centralidade do Kilamba os benefícios do comércio de proximidade, a loja “Frescos do Dia” está também a garantir o sustento de muitas famílias pelo número de empregos gerados e, o mais importante, está a garantir que a produção nacional cresça e chegue rápido até ao consumidor final.
“Conseguimos ver produtos da terra com grande qualidade, o que acaba por deixar provas de que somos capazes e podemos comer bem com aquilo que é produzido”, afirmou.
Edna Capalo avançou que o sector tem tido iniciativas como as feiras do campo, que já são uma marca, bem como as carrinhas para os operadores de logística e distribuição, que têm garantido a fluidez do escoamento e o crescimento da produção nacional.
Administração local
Por sua vez, o administrador do Kilamba, Hélio Aragão, mostrou-se satisfeito com a iniciativa.
Assumiu ser esta uma loja que tanto vai atender os munícipes do Kilamba quanto os dos arredores, principalmente no que concerne aos produtos “Feito em Angola”.
“Os munícipes têm um lugar para a compra dos produtos do campo com maior qualidade, higiene e a bom preço”, afirmou.
Já o administrador do grupo Novagrolíder, João Macedo, fez saber que o grupo pensou em abrir o espaço no Kilamba por ser uma zona que tem necessidade de espaços como este para trazer opções de compra e ajudar no desenvolvimento da Centralidade. Apontou como intenção, para uma fase mais avançada, adicionar mais cerca de 20 empregos e totalizar um mínimo de 60 postos de trabalho.
 
		