A progressão de um buraco com mais de cem metros de comprimentos, 40 de largura e 30 de profundidade ameaça engolir 150 residências habitadas, na zona-A do bairro da Bita Flor, município de Belas, em Luanda.
O buraco foi escavado para a retirada de terra utilizada na Construção dos Estádio 11 de Novembro, há 13 anos, sendo que o diâmetro da cratera começou a aumentar com o decorrer do tempo, devido à erosão do solo provocada pelas chuvas.
Segundo o que os nossos jornalistas constataram no local que a sua progressão, além de afectar a via que dá acesso ao bairro, coloca também em perigo infra-estruturas públicas como Postos de Transformação de Energia Eléctrica e uma escola.
O administrador adjunto de Belas para área técnica e infra-estruturas, Garibaldino Constantino, disse que estão a ser identificadas áreas seguras, no sentido de se retirar as famílias.
O bairro da Bita Flor é habitado por mais de dois mil habitantes e está localizado nas proximidades da Avenida Fidel de Castro Ruz e a Centralidade do Kilamba.
O local foi, na última semana, alvo de uma visita de deputados do Grupo Parlamentar do MPLA, encabeçados pelo seu presidente, Virgílio de Fontes Pereira.
