Um clico de palestras sobre saúde física e mental , com carácter social e formativo, decorreu na Centralidade do Kilamba em Luanda, no último final de semana, na feira de saúde com o tema “Pais o Suporte Vital Para o Desenvolvimento Equilibrado”.
Com duração de dois dias, a intervenção comunitária é uma promoção da organização Lionjanga Mentes Saudáveis e visa alertar os pais dos perigos da falta do contacto afectivo com os filhos.
A acção, direcionadas a pais e encarregados de educação, tem a intervenção de perto de cinquenta psicólogos que atendem gratuitamente e um psiquiatra disponível para intervir, em casos mais graves.
Em declarações aos jornalistas, a coordenadora do evento, Antónia Elisa Lionjanga, disse que se pretende expandir a intervenção comunitária, passando a população a informação sobre os propósitos da organização.
A psicóloga-clinica afirma que a feira teve ainda, o sentido de sensibilizar os pais e educadores a optar por práticas educativas mais assertivas e efectivas para que os pequenos possam permanecer com a educação recebida , de maneira que as suas atitudes se reflitam em tudo que lhes foi passado.
A feira ofereceu ainda actividades lúdicas, recreativas para pais e filhos, dança e música ao vivo, bem como pontos de venda de vários produtos, aconselhamento psicológico gratuito, rastreio presença do instituto nacional de luta contra o HIV e do Sangue.
